REFLEXÃO – ESCONDESTE ESTAS COISAS DOS SÁBIOS E CULTOS, E AS REVELASTE AOS PEQUENINOS.

Pinho Borges 10 de julho de 2017 0

Download PDFREFLEXÃO – evangelho de Mateus 11,25-26. “Naquela ocasião, Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado”.
É uma oração de louvor que Jesus dirige ao Pai, porque Ele escondeu “estas coisas” aos “sábios e inteligentes” e as revelou aos “pequeninos”.
Os “sábios e inteligentes” são certamente os “fariseus” e “doutores da Lei”, que absolutizavam a Lei, que se consideravam justos e dignos de salvação porque cumpriam a Lei.
Fariseus que não estavam dispostos a deixar a zona de conforto do sistema religioso que lhes mantinham e que na sua perspectiva religiosa lhes garantia automaticamente a salvação.
Os “pequeninos” são os discípulos, os primeiros que responderam de mameira positiva o convite do “Reino”; juntamente com aqueles que marginalizados religiosamente acreditavam não poder chegar a presença de Deus.
Os pequeninos são aqueles que Jesus encontrava todos os dias pelos caminhos empoeirados da Galileia, considerados malditos pela errônea interpretação da Lei, mas que acolhiam, com alegria e entusiasmo, a proposta salvadora de Jesus.

Os comentários estão fechados.